top of page

Deixar o PC ligado direto causa algum problema?

Ligar e desligar um computador é um processo que pode tomar um tempo considerável dos usuários, especialmente nos dias mais atarefados. Diante disso, há quem prefira deixar o equipamento constantemente ligado para poupar minutos ou baixar arquivos da internet. No entanto, deixar o PC ligado direto pode causar problemas?


- Vantagens de não desligar o computador


Assim que o botão “Ligar” é apertado, inicia-se uma sequência de procedimentos na máquina: verificação do BIOS (Sistema Básico de Entrada/Saída do computador), carregamento do sistema operacional, preenchimento do login do usuário e, finalmente, processamento dos programas nativos e de atividades residentes.

Ao deixar o PC ligado, os usuários não perderão os poucos, mas inconvenientes, minutos de espera antes do término da inicialização do sistema. Além disso, poderão programar a atualização de aplicativos e recursos automaticamente pela internet.

Outra vantagem é evitar que seus componentes sofram certa deterioração devido às variações de temperatura nos períodos entre o ciclo de ligar e desligar o PC. Apesar do desgaste das partes mecânicas ser uma característica comum a todos os eletrônicos, as peças internas do computador são extremamente sensíveis a variações do ambiente, o que torna o estresse a que são submetidas ainda mais prejudicial.


- Os problemas de deixar o PC ligado


O primeiro deles é o aumento do consumo de energia da residência, já que, mesmo com o monitor e outros equipamentos desligados, o computador ainda precisará de eletricidade para manter suas placas e demais componentes em funcionamento. Além disso, essa constante atividade pode vir acompanhada por ruídos, que devem incomodar bastante quem tem um computador no quarto.


Um PC ligado o tempo todo também está constantemente sujeito a riscos. Afinal, durante esse período, podem ocorrer falhas no suprimento de energia ou superaquecimento, causado pelo mau funcionamento e insuficiência do cooler. Assim, é necessário que os usuários estejam constantemente atentos às atividades do PC e tenham periféricos para casos de emergência, como coolers extras, estabilizadores e nobreaks.

Quanto ao funcionamento dos softwares, PCs que não são desligados deixarão de executar importantes procedimentos que os sistemas operacionais realizam durante a inicialização e o desligamento. Além disso, caso o computador esteja continuamente conectado à internet, há sempre o risco de ocorrerem infecções por malwares.


- A alternativa mais indicada


Para facilitar a vida dos usuários, as versões mais modernas do Windows, Mac e Linux possuem uma opção importada da “hibernação” dos Notebooks: o modo “suspender” ou “repouso”. Com ela, o sistema operacional irá desativar uma série de componentes não vitais do PC e diminuir o desgaste mecânico de algumas peças e a quantidade de energia consumida pela máquina.

Outra vantagem do modo de suspensão é que a memória RAM do equipamento continuará ativa. Sendo assim, suas operações poderão ser reativadas instantaneamente e seus ambientes ficarão menos vulneráveis a infecções por atualizações automáticas.

Ainda na suspensão, é importante ter proteções contra instabilidades na rede elétrica, como estabilizadores e nobreaks, pois os computadores ainda permanecem ligados à energia. Além disso, recomenda-se fazer uma limpeza de prevenção a cada seis meses para remover toda a sujeira e poeira acumulada pelo cooler.

MULTIPLUS DIGITAL - Assistência Técnica em Notebooks, Tablets, Projetores Multimídia (Datashow), em São Luís - Maranhão.

suporte@multiplusdigital.com.br

(98) 3236 3230

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page